domingo, 21 de outubro de 2007

Onde está o Vitaminas e Cia?

Finalmente é Verão. Até aqui tinha estado sempre a chover. De um dia para o outro, a temperatura subiu mais de 10°. Ontem já estavam 32°!!! E hoje esperam-se 38°...
Começo a ter saudades de alguma coisa que eu reconheça. Só vejo arranha-céus. Nota-se logo que sou turista porque ando com a cabeça sempre bem erguida, observando os pormenores dos prédios enormes. Só o McDonald's me faz sentir próxima de casa. É a única coisa que reconheço de algum lado. Embora seja mais barato do que em Portugal e tenha ma forma de atendimento ligeiramente diferente. Os gelados também são outros e os hamburgueres não são confeccionados da mesma forma. Mas não deixa de ser o McDonald's. Já vi aí uns 4 só na zona onde moro, e desconfio que há mais. Esta gente só come porcarias. Não há grandes hipóteses. Pizza é o mais tradicional, pelo que dizem... Quem diria... Depois, bota cachorros, hamburgueres, fast food, tudo bem oleadinho. Ando a precisar de coisas mais saudáveis, mas ainda não encontrei. Um Vitaminas e Companhia faz falta a esta cidade... E eu que pensava que era um país da fruta, da salada...
De resto, fui ontem a uma Fnac irreconhecível. Parece-me mais cara do que aí em Portugal. Ou então sou eu que já estou habituada a ver tudo muito baratinho por cá. E tem pouca gente lá, ao contrário dos outros países. Normal... Tinha ido com uma amiga comprar um cabo USB a uma lojinha, onde custou 35 reais (cerca de 13 euros). Na Fnac, um cabo semelhante, mas nem era tão xpto, custava 100 reais (cerca de 40 euros). Que escândalo!
Não há aqui mais nada que se assemelhe às coisas de Portugal. Tenho saudades de ver umas casinhas pequeninas, áreas onde se possa alcançar um espírito mais calmo. Sinto-me uma formiguinha no meio de milhões de outras formiguinhas, que, por mais que corram, não saem do mesmo sítio... Olhando para o mapa, acho que demoraria dias e dias para atravessar as ruas todas desta cidade. Quanto mais do Brasil!!
Eu também não tenho os melhores exemplos. Escolhi sempre países bem pequeninos para morar... Portugal não é nada grande, mas a Holanda, diga-se, é uma coisa minúscula... Até na redacção eu me vou sentir perdida. Consta que, não fugindo do padrão do que é este país, é uma coisa gigante. O nervoso também já ataca. Afinal de contas, não é todos os dias que se entra numa das maiores redacções do mundo!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha querida,
Li os teus posts todos de seguida. Senti logo uma nostalgia desse sentimento de novidade, de andar pelas ruas sem conhecer nada, a olhar para todo o lado com olhos de curiosidade. Foi assim na Holanda, e foi óptimo. E tu estás a viver isso de novo. Sensação de aventura!
Tenho a certeza que brevemente haverá um Siezo ou uns red benches, aqueles sítios que se tornam familiares e já podemos lá ir sem nos sentirmos estranhos.
Tenho muitas saudades e adorava estar ai contigo.
Essas histórias dos tios são genais haha!
Não te esqueças de mandar um mail a contar TUDO do primeiro dia de trabalho na Folha!
mtooos beijinhos